fbpx

Treinamento Funcional

O treinamento funcional na BR2 Fisioterapia Funcional é um conceito de atividade física que imita os movimentos naturais do cotidiano. Costuma ser bem dinâmico e mais atrativo que as atividades dos treinos convencionais.

O treinamento funcional quando corretamente aplicado fornece uma variedade de estímulos e benefícios adicionais que as outras modalidades não conseguem atingir. A maioria dos movimentos do cotidiano ou de gestos esportivos envolvem ações multiarticulares e multiplanares, o que exige padrões dinâmicos que necessitam transferência de forças entre as extremidades superiores e inferiores do corpo.

 

Benefícios do Treinamento Funcional

Além da tonificação muscular, o treinamento funcional implica maior complexidade do movimento e envolvimento de várias capacidades físicas.
Isso faz o organismo ter um gasto energético muito maior, o que possibilita excelente definição muscular.
Depois de descobrir para que serve o treinamento funcional, saiba que além disso, ele pode trazer outras grandes contribuições para a saúde.
Hoje, com muitos estudos publicados, sabemos que o treinamento funcional promove mais força muscular, melhora da flexibilidade, otimização da coordenação, equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório, além do emagrecimento.
Isso tudo além de motivação e do aumento da autoestima.

 

Como é o Treinamento Funcional?

Para a realização da atividade, o fisioterapeuta começa com prescrições com base apenas no corpo.
Em seguida, conforme evolução, o profissional inclui acessórios e aparelhos para que os benefícios melhorem cada vez mais.
Como já mencionamos acima, os exercícios serão realizados com o próprio peso corporal.
A medida que o aluno evolui, aumentam-se os desafios, complementando-os com acessórios como bosu, minitrampolim, medicine ball, kettlebell, bola suíça, plataformas de equilíbrio, entre outros.

 

Outros Tratamentos na BR2 Fisioterapia Funcional