fbpx

Fisioterapia Gerontológica

Aqui na BR2 Fisioterapia Funcional, a Fisioterapia Gerontológica consiste em uma abordagem integral e humanizada do idoso, enfocando as particularidades do processo do envelhecimento. Sabemos que é preciso valorizar a singularidade do idoso, abordando toda sua história e considerando os seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais.

A Fisioterapia Gerontológica é a área da fisioterapia especializada no atendimento da pessoa idosa, podendo atuar na prevenção e reabilitação, com o objetivo de promover a independência funcional do idoso para as tarefas básicas de vida diária, no intuito de minimizar as consequências das alterações fisiológicas e patológicas do envelhecimento, contribuindo assim na melhora da qualidade de vida.

Consiste na realização de um atendimento global ao paciente, por meio de:

  • avaliação detalhada;
  • plano de tratamento, que pode conter o treino de equilíbrio e marcha; ganho de força muscular, flexibilidade e propriocepção;
  • prevenção de quedas por meio de orientações e adaptação ambiental;
  • muitas outras condutas de acordo com as necessidades de cada idoso.

 

Nossos fisioterapeutas escutam o paciente com atenção, buscando informações para melhor entender de forma global. Assim ficará mais viável para o fisioterapeuta montar um planejamento para o tratamento do paciente.

Todo este conjunto de atitudes assumidas pelo fisioterapeuta faz com que o tratamento não se restrinja apenas nas questões físicas, valorizando os aspectos psicossociais do idoso, a sua interação com a família, atividades de lazer e motivação no cotidiano.

Além dos recursos oferecidos pela fisioterapia, o fisioterapeuta especialista em gerontologia deve incluir, em seu tratamento, uma abordagem diferenciada do paciente, considerando que se trata de um sujeito idoso, tendo com isto as particularidades do processo de envelhecimento, além de uma história de vida que inclui relações familiares e com cuidadores.

 

Outros Tratamentos na BR2 Fisioterapia Funcional