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Dores musculares, conheça as razões mais comuns

Dores musculares, conheça as razões mais comuns

Todos nós nos deparamos com dores musculares em determinados (e às vezes muitos) pontos do nosso corpo. A maioria das pessoas atribui o aparecimento da dor muscular após atividades físicas excessivas ou lesionadas na prática de algum exercício. Quando é necessário que os músculos trabalhem mais do que estão acostumados, geralmente isso causa danos microscópicos às fibras musculares, o que resulta em dor ou rigidez muscular.

Embora essa seja uma causa comum de dor muscular, há muitas outras razões pelas quais você sente dores e dores por todo o corpo, mesmo aqueles que vivem estilos de vida mais sedentários ainda podem sentir dores musculares.

Aqui na BR2, estamos avaliando e tratando a dor muscular o dia todo, todos os dias. Portanto, vamos expor algumas razões pelas quais seus músculos estão doloridos.Dores musculares 

Exercício exaustivo ou atividade física

O início de um treino ou regime de exercícios pode ser especialmente difícil, pois nossos músculos ainda não se adaptaram às crescentes demandas exigidas por essas atividades.

É comum e até certo ponto pode ser normal sentir dor muscular, principalmente ao introduzir algo novo em seu corpo. Pequenas dores e dores nos grupos musculares que você está exercitando, provavelmente são uma indicação de que seus músculos estão se adaptando ao seu regime de condicionamento físico e estão a caminho de se tornarem mais fortes.

A dor muscular tardia, é a dor muscular pós-exercício que começa dentro de 8 horas após o exercício e atinge o pico 48 horas após o exercício.

Um caso leve de dores musculares é um resultado natural de quase qualquer tipo de atividade física e não é necessariamente um sinal de que você deve parar o que está fazendo.

No entanto, às vezes os sintomas da dor muscular tardia, são realmente dolorosos e dificultam o alcance de sobrecarga. Esses sintomas melhoram rapidamente após o pico de 48 horas, mas considere esse tipo de experiência como uma mensagem de que você deve continuar o exercício com uma intensidade modificada. Muita dor após o exercício pode interferir na motivação, e isso não é o que queremos para o objetivo de melhorar a força e a aptidão.

Prejuízo

A maioria das dores musculares melhora sem tratamento dentro de uma semana. Quando a dor muscular dura mais de uma semana, é hora de procurar um profissional. 

Os músculos podem ser lesionados por contusão (hematomas), lacerações e traumas (como acidentes de carro ou lesões esportivas). Uma ruptura muscular é chamada de tensão e classificada em 3 graus de lesão. Uma vez diagnosticado o grau de lesão muscular, é possível determinar um plano de tratamento e as linhas do tempo de recuperação.

  • 1º grau é muito leve e pode curar por si própria.
  • 2º grau é moderada e apresentará dor, algumas contusões, rigidez e fraqueza muscular. Esse nível de lesão responde muito bem ao tratamento fisioterapêutico para melhorar a recuperação.
  • 3º grau é uma ruptura completa e você saberá que algo está errado. Esse nível de ruptura muscular apresentará dor, hematomas significativos e perda de força e mobilidade no membro afetado.

A avaliação médica é essencial para determinar se é necessária cirurgia ou imobilização durante a fase inicial de cicatrização e, quando pronta, a fisioterapia é introduzida para orientar a recuperação.

A fisioterapia é uma maneira eficaz de ajudar a curar seus músculos e reduzir a dor. Saiba mais sobre fisioterapia para dores e distensões musculares.

Estresse

Existem muitos estudos que mostram que aqueles que levam vidas mais estressantes e exigentes têm maior probabilidade de sofrer dores com relação aqueles que não tem. Quando estressado, seu corpo produz hormônios do estresse que aumentam a tensão muscular e a sensibilidade à dor.

A dor muscular causada pelo estresse pode afetar qualquer músculo ou grupo de músculos do corpo. A dor também pode migrar aleatoriamente para vários músculos ou grupos de músculos por todo o corpo a qualquer momento.

Estresse e dor compartilham um relacionamento complexo e pode ser difícil identificar como tudo começou e como consertar o ciclo vicioso. A qualidade do sono e da respiração também reagem negativamente à presença de estresse, as más funções respiratórias e do sono contribuem para o desenvolvimento de dor e rigidez nos músculos. Os fisioterapeutas geralmente estão envolvidos em ajudar a controlar a dor e sua relação com o estresse.

Identificar a causa do estresse e criar mudanças positivas é a chave para se sentir melhor. Um bom controle do estresse reduzirá a dor muscular e um bom controle da dor reduzirá o estresse.

Condições dolorosas comuns podem incluir:

  • Artrite
  • Polimialgia reumática
  • Fibromialgia.
  • Distúrbios do sistema endócrino (como uma glândula tireóide sub ou hiperativa) e diabetes também se apresentam com dores musculares.

Deficiências de vitaminas e minerais

Estudos mostram que a dor muscular é frequentemente um sintoma de não ter o suficiente de certos tipos de vitaminas em nosso corpo. Agora é prática comum que os médicos testem os níveis de vitamina D como parte dos exames médicos anuais, e geralmente somos aconselhados a tomar suplementos de vitamina D para manter nossos níveis em um nível saudável. Tomar suplementos diariamente e seguir um bom regime de exercícios para manter os músculos flexíveis e fortes.

A vitamina D também é importante para manter uma boa saúde óssea. A falta de vitamina D suficiente afeta negativamente a capacidade do nosso corpo de absorver o cálcio mineral da nossa dieta. Nesse caso, o corpo retira o cálcio dos ossos (o que eventualmente leva a ossos mais fracos). O termo médico para o início dos ossos mais fracos é osteopenia, e essa condição progride para osteoporose. Embora se pense que a osteoporose causa dor apenas na presença de uma fratura, é possível que, quando a saúde é ruim, os músculos que se ligam aos ossos não sejam tão bem sustentados e possam ficar fracos e doloridos.


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