fbpx

Como a fisioterapia ajuda a recuperar de tensões musculares

Como a fisioterapia ajuda a recuperar de tensões musculares

Tensões musculares podem acontecer a qualquer pessoa a qualquer momento. Você não precisa ser um jogador de futebol para puxar um tendão e não precisa ser um fisiculturista para rasgar um bíceps.

Se você já teve uma tensão muscular, pode ser recomendado que você visite um fisioterapeuta pelo seu médico, um membro da família ou um amigo. Sem conhecimento prévio sobre os benefícios da fisioterapia, é fácil escolher a medicação como uma medida temporária para reduzir e controlar a dor.

No entanto, a escolha da fisioterapia tratará os sintomas e fornecerá educação sobre a extensão da lesão, examinará possíveis causas e maneiras de prevenir a recorrência.

Qual é a diferença entre uma tensão e uma entorse?

Tensões e entorses podem parecer semelhantes e geralmente são confusas, mas são dois tipos completamente diferentes de lesões. Tanto as tensões musculares quanto as entorses de ligamentos podem ser dolorosamente dolorosas e seu fisioterapeuta poderá avaliar com precisão o tecido lesionado para desenvolver um plano de tratamento eficaz.
Uma tensão é o alongamento ou ruptura de um músculo ou tendão. O tendão é a conexão do músculo ao osso. Uma entorse, por outro lado, é um alongamento dos ligamentos, que é um tecido que conecta dois ossos.

Locais comuns para tensão muscular

Obviamente, qualquer músculo do seu corpo está sujeito a tensões, mas, como qualquer outra lesão, algumas ocorrem com mais frequência do que outras. As tensões musculares mais comuns na parte inferior do corpo ocorrem nos músculos isquiotibiais, quadríceps, panturrilha e virilha. Na parte superior do corpo, os músculos bíceps e manguito rotador do ombro são mais vulneráveis ​​a lesões por esforço muscular.

Como a fisioterapia ajuda a tratar a lesão?

Na sua primeira visita, nosso fisioterapeuta começará sua avaliação adquirindo conhecimento prévio sobre por que, como e quando sua lesão ocorreu.

Posteriormente, será realizado um exame físico que avaliará a extensão da lesão muscular. As deformações musculares são classificadas em 1º, 2º ou 3º grau, que definem a gravidade e estabelecem diretrizes para o plano de tratamento e o tempo previsto de recuperação. A presença de hematomas indicará que houve algum rompimento das fibras musculares – e a localização e extensão dos hematomas ajudam o fisioterapeuta a determinar o grau de lesão.

Após uma avaliação completa, o fisioterapeuta criará um plano de tratamento que abordará o estágio agudo de sua lesão específica, bem como as metas de recuperação a longo prazo. O processo de reabilitação também inclui educação e sugestões para evitar lesões recorrentes e futuras.

Os fisioterapeutas escolhem, conforme indicado pela lesão específica, dentre uma variedade de métodos diferentes de tratamento para tratar o músculo lesionado.

Exercícios de fortalecimento

Talvez uma das partes mais importantes e benéficas da Fisioterapia, os exercícios de fortalecimento relacionados a lesões garanta que você mantenha a força nas áreas próximas à lesão e recupere a força no músculo envolvido com segurança. Os exercícios de força são cuidadosamente progredidos à medida que o músculo lesionado cura.

A combinação de exercícios para restaurar a mobilidade e recuperar a força e a função retornará às atividades anteriores e funcionará mais cedo, além de ajudar a evitar lesões futuras.

Quando é hora de consultar nosso fisioterapeuta?

Imediatamente após uma lesão, é importante que você siga o protocolo RICE (repouso, gelo, comprima, eleve) para o músculo / articulação afetado. Por enquanto, esse será o plano de tratamento mais eficaz.

Se a dor não diminuir após dois ou três dias, talvez seja hora de visitar nosso fisioterapeuta. Com mais opções de tratamento do que as incluídas neste blog, nossos fisioterapeutas estão equipados para avaliar a lesão e desenvolver um plano de tratamento para todos os pacientes, para todos os estilos de vida.

Com anos de experiência no tratamento de dores, mostre sua primeira consulta com confiança de que a fonte da sua dor será identificada e tratada adequadamente.

Saiba mais sobre Fisioterapia Funcional para Jogadores de Futebol.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *